Apresentação

O Programa de Educação Tutorial comumente designado pela sigla PET é um programa do Ministério da Educação (MEC). Os grupos PET são constituídos de 12 bolsistas discentes remunerados sob tutoria de docentes. O integrante da comunidade acadêmica vinculado ao PET, discente ou docente, é denominado petiano. A partir de seu ingresso no grupo o petiano é orientado a agir pautado pela indissociabilidade do ensino, da pesquisa e da extensão. Ou seja, seu trabalho deve abranger constantemente estes três pilares da Universidade, de forma conjunta e integrada.
A experiência do estudante como petiano é vista como um importante complemento à formação acadêmica no Curso de Zootecnia. Isto é possível devido às inúmeras oportunidades que este discente experimenta, com foco principalmente na formação de um profissional e cidadão com profunda responsabilidade social, além do treinamento técnico e científico aperfeiçoados pela experiência como petiano.
O grupo PET Zootecnia da UDESC foi criado em dezembro de 2010, a partir de projeto de autoria do Prof. Dr. Diovani Paiano. Atualmente existem três grupos PET’s na UDESC, sendo eles o Grupo PET Geografia, em Florianópolis, o Grupo PET Engenharia Elétrica, em Joinville e o Grupo PET Zootecnia, em Chapecó.
O processo de seleção para entrada no grupo PET Zootecnia é realizada sob normas de edital próprio que é normalmente divulgado na forma física (nos murais da Universidade) e na forma digital (no e-mail, redes sociais e site oficial).